Coto Umbilical

Conteúdo Exclusivo 14 de dezembro 2021

Coto Umbilical

 

Os cuidados com o umbiguinho do bebê podem trazer preocupação para muitos pais, especialmente os de primeira viagem.
Essa preocupação é o resultado de muitos mitos e de algumas práticas desatualizadas que vemos por aí.

Nesse post eu vou mostrar que esse assunto é mais simples do que parece e que não há motivos para pânico.

O coto umbilical é um pedacinho gelatinoso que fica no umbigo do bebê após o nascimento. Ele é um resíduo do cordão umbilical, que sobrou da comunicação entre o bebê e a placenta.

Como ele não tem mais utilidade depois que o bebê nasce, inicia-se um processo para desidratar o coto a fim de que ele se desprenda da barriguinha do bebê e ‘caia’ de forma natural. Para tanto, fazemos uso do álcool, que atua retirando a água do coto, em um processo conhecido como mumificação.

O álcool deve ser utilizado em todas as partes do coto umbilical e eu juro que a manipulação do coto para espalhar o produto não causa nenhuma dor ao bebê. Deve-se apenas tomar cuidado para que o álcool não se espalhe muito pela pele da barriguinha, pois pode causar alguma irritação, já que os bebês têm a pele muito sensível.

Antigamente, costumava-se utilizar uma faixa em torno dessa região do umbigo, para evitar inchaços, mas essa prática caiu em desuso. Esse inchaço que por vezes ocorre é conhecido como hérnia umbilical, proveniente de um deslocamento de tecido na parede do abdômen, que costuma fechar naturalmente até os 2 anos de vida e o uso da faixa não fará a menor diferença para isso, além de irritar o bebê.

Vale dizer que o coto umbilical não tem um tempo certo para cair, vai variar de bebê para bebê e, embora se observe muitos casos em que o coto tenha caído em uma semana, pode-se aguardar tranquilamente até os 21 dias, caso não haja nenhum sinal de infecção como, por exemplo, vermelhidão, pus ou calor no local.

Agora, me conta, consegui tirar um pouquinho do receio de cuidar do umbigo do bebê?

Só vai e confia! Você está fazendo o que é preciso.

O parto humanizado

O parto humanizado não é mais um tipo de parto, como a cesárea ou o parto normal. Não, não se trata disso. Mas, sim das características que o envolvem.

Parto humanizado tem a ver com respeito! Respeito à mulher e à família que está se formando, respeito ao bebê, que merece um nascimento digno, respeito e atenção a todo o contexto que se manifesta.
Tanto o parto normal como a cesárea podem ser humanizados. Depende das práticas de trabalho de cada equipe.
Depende de ter gente que goste de gente.
Assim como nós!

Humanizar é:

Conheça nosso Instagram @rosasdoparto

Rosas do Parto

(17) 3304-3278

rosasdoparto@gmail.com

Rua Dr. José Maria Rolemberg Sampaio, 165, Nova Redentora
São José do Rio Preto, SP